O que exatamente é terroir?

Compartilhar:

28mar

O QUE EXATAMENTE É TERROIR?

 

Objeto de debate por longos anos, Terroir é uma palavra francesa e sem tradução. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), “Terroir é o conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço”.

Contudo, para os amantes de vinhos, Terroir é muito mais que isso. Trata-se do que produz a impressão digital de um vinho, do que o torna marcante e inesquecível. É uma relação íntima entre solo, clima e uvas.  O Terroir influencia diretamente nas características de um vinho. É comum que vinhos de um mesmo tipo de uva sejam muito diferentes, a depender da região onde foram produzidos.

O conceito de Terroir depende de alguns fatores como solo, clima, microclima, altitude, chuvas e relevo.

O SOLO

Naturalmente, o solo tem como função proporcionar água e elementos nutritivos. Entretanto, uvas em solos férteis acabam por não obter uma qualidade elevada de concentração de fruta e produzem de vinhos menos complexos.  Assim, já solos pobres estimulam as uvas a desenvolverem composições mais ricas, originando vinhos mais encorpados.

CLIMA

O clima é responsável pelo amadurecimento e desenvolvimento da uva.  Regiões de clima temperado (com maior amplitude térmica) promovem melhores resultados. Assim durante o dia, o calor estimula o amadurecimento e, durante a noite as uvas “descansam” no frio.

ALTITUDE

A altitude interfere no tempo de maturação da fruta.  Logo, em locais de maior altitude, menor é a temperatura média, maior o tempo de maturação. Isso por possuir menor índice de oxigênio.

CHUVAS

A frequência de chuvas interfere diretamente na qualidade das uvas.

Então, se houver mais chuva que o necessário, os níveis de açúcar podem baixar e a possibilidade de fungos nas videiras aumenta, prejudicando a colheita.

RELEVO

A qualidade das uvas apresenta um melhor resultado em terrenos acentuados em declive, promovendo uma drenagem natural do solo e possibilitando a incidência de sol uniformemente. Além de prevenir contra geadas.

Portanto, Terroir é mais que uma palavra ou definição. É um conceito complexo que palavras não conseguem descrever. Se você ainda não sentiu o efeito do Terroir em um vinho, vai entender quando experimentar um vinho único, com cor, textura e paladar que surpreendem. Você nunca mais vai esquecer tal experiência.

wesley santos

ABOUT THE AUTHOR

admin

Leave A Comment