Compartilhar:

02ago

Vinhos e queijos como encontrar a harmonia perfeita

Combinação clássica! Parece que é unânime, um bom vinho merece uma boa tábua de queijos e vice versa … O que mais colabora para que essa harmonia entre vinhos e queijos seja perfeita é que ambos estão disponíveis no mercado em uma grande variedade. Logo, aumentam as chances de acertarmos na combinação.
Vinhos e queijos são produtos que possuem um processo de fabricação semelhante. Por exemplo, ambos dependem muito do terroir onde são produzidos e ambos passam por um processo de descanso. A fermentação, no caso do vinho, e a maturação, no caso do queijo.

É sempre importante lembrar que não há uma regra para as harmonizações. No geral, um sabor complementa o outro e você vai precisar confiar no seu paladar. Aliás, você só vai saber provando. Nós sabemos que experimentar diversos queijos e vinhos não é sacrifício algum. Mas para tornar esse caminho um pouco mais curto, aqui vão algumas dicas para ajudar a encontrar a harmonia perfeita:

Busque por sabores complementares

Nessa hora o que vale é experimentar bastante. O primeiro passo é descobrir vinhos e queijos que combinam em sabor e em intensidade. Por exemplo, queijos mais frescos combinam com vinhos leves, refrescantes e frutados. Queijos moles vão muito bem com espumantes. Os semimoles harmonizam com vinhos brancos aromáticos e tintos leves e frutados. Já os queijos duros combinam com vinhos encorpados, enquanto os queijos azuis vão muito bem com vinhos tintos e até mesmo, vinhos doces.

Sabores opostos

Ai está uma das combinações mais prováveis, afinal sabores opostos costumam se complementar. Que tal experimentar aquele vinho doce com um queijo salgado? Ou um vinho seco com um queijo mais suave?

Vinhos e queijos de mesma origem

Uma escolha que normalmente da certo é combinar vinhos e queijos provenientes de uma mesma região. Como ambos dependem muito do terroir, o resultado é sempre interessante. Prova disto é que nas regiões produtoras de vinhos e queijos, esta é sempre a proposta das degustações.
Claro, você só vai encontrar a harmonia que mais lhe agrada experimentando, então garrafas e queijos na mesa e taças à obra! Lembre-se de conferir a adega da Italy Import, com certeza teremos o vinho perfeito para você. Mas se nenhuma das nossas dicas te ajudou, não tem problema, o que melhor harmoniza com vinhos são amigos e boas conversas.

wesley santos

ABOUT THE AUTHOR

admin

Leave A Comment