Compartilhar:

05fev

Conheça a Riecine, um tradicional produtor de Chianti Classico

Fundada em 1971 pelo inglês John Dunkley e sua esposa italiana Palmina, a vinícola Riecine fica em uma pequena comunidade em Gaiole in Chianti, no coração da Toscana. Seus vinhedos estão entre os melhores da região, e por décadas são compostos apenas da uva Sangiovese.

John e Palmina compraram 1,5 hectares de terra de um mosteiro vizinho. Juntos, eles iniciaram a reconstrução da vila de pedra e a plantação de novas vinhas. John Dunkley se tornou um dos mais admirados produtores do Chianti Clássico. A primeira colheita aconteceu em 1973, sendo lançada no mercado em 1975. Apesar de a denominação DOCG permitir uma variedade de uvas Cabernet, Dunkley fazia questão de produzir o Chianti Clássico da Riecine apenas com uvas Sangiovese. Ele costumava dizer: “Quando o barão Philippe de Rothschild plantar Sangiovese, eu me converto à Cabernet Sauvignon”. John Dunkley se referia ao barão francês, famoso produtor de vinhos.

A vinícola Riecine hoje em dia

Atualmente a vinícola pertence a uma família liderada por Lana Frank, que faz questão de manter a tradição de produção do Chianti Clássico. Por isso, produz um dos melhores vinhos da região.

Aliás, além do Chianti, a produção da Riecine evoluiu muito. Agora outros quatro vinhos fazem parte do portifólio da vinícola. São eles o La Gioia, o Riecine di Riecine, o Palmina Rosé e todos feitos 100% de uvas sangiovese.

Por isso, esse é um dos produtores mais apreciados pelos amantes de vinhos italianos. São muito criteriosos quanto à qualidade das uvas, respeitando parâmetros ecológicos e aplicando regras internas quanto ao manuseio e prensa dos cachos. Além disso, os vinhos da Riecine estão entre os mais premiados na Itália.

Para conhecê-los basta consultar a adega da Italy Import. Fazemos questão de trazer sempre o melhor dos produtores italianos para o Brasil. Acesse nossa loja e desfrute o Chianti Clássico 2016 Riecine. Afinal, foi eleito um dos 15 melhores vinhos italianos do ano e recebeu a Platinum Medal com 97 pontos da Decanter World Wine Awards 2018!

ItalyImport

ABOUT THE AUTHOR

ItalyImport

Leave A Comment