Compartilhar:

31jan

DOCG, DOC e IGT: Entenda as classificações de vinhos italianos

Mesmo para os mais experientes, os rótulos e classificações de vinhos italianos ainda podem trazer dúvidas. Afinal, o que é DOCG, DOC e IGT? O que significam cada uma dessas siglas, qual a diferença entre elas e o que isso influencia no preço, sabor e qualidade dos vinhos?

Entenda as classificações de vinhos italianos

Os vinhos produzidos na Itália recebem um selo de qualidade. São eles: Vino da Tavola, IGT, DOC e DOCG, todos reconhecidos pelo governo italiano.

Vino da Tavola

Conhecido como Vinho de Mesa, o Vino da Tavola é o mais genérico e seu rótulo traz apenas o logotipo do produtor e a cor do vinho (branco, tinto ou rosé). Pode ser resultado de uma mistura de uvas ou vinhos de diferentes regiões.

IGT

Identificazione Geografica Tipica. Os vinhos IGT são de uma regulamentação menos rígida. São rotulados principalmente pela região onde são produzidos. É nessa categoria que estão os Super Tuscan, ou Super Toscanos. Vinhos de excelente qualidade mas que não se enquadram nas categorias DOC ou DOCG. Há alguns anos, os famosos Super Toscanos pertenceriam a categoria Vino da Tavola, mas, com a vontade de produzir vinhos especiais, com castas não tradicionalmente usadas, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Por isso, foi criada esta denominação que dá grande liberdade para o blend, desde que seja produzido dentro de uma das 20 regiões reconhecidas como típicas.

DOC

Denominação de Origem Controlada refere-se aos vinhos produzidos em uma determinada área e com uvas da casta estabelecida pela disciplinar (conjunto de regras exigido). Essa classificação é tão rígida que determina até quantas uvas podem ser cultivadas por hectare e o tempo de envelhecimento. Aliás, antes de serem comercializados, esses vinhos passam por testes químicos em um órgão responsável. Desde a colheita até o engarrafamento, todos os passos são controlados.

DOCG

Na última classificação, no topo da pirâmide estão os vinhos de Denominação de Origem Controlada e Garantida. Os vinhos classificados como DOCG são aqueles que possuem a certificação DOC por pelo menos cinco anos e foram aprovados por exames químicos adicionais. Quando um vinho é classificado como DOCG o produto já não pode ser comercializado em garrafas com capacidade superior a cinco litros.

É importante lembrar que as classificações de vinhos italianos não tem qualquer ligação com sabor e com o preço. Não necessariamente um vinho classificado como DOCG será melhor do que um IGT. Esse fator tem a ver com o gosto de cada um e com o valor atribuído ao produto. Cabe a você descobrir quais vinhos lhe agradam mais, e é sua a prerrogativa de traçar a relação entre o prazer de beber e de quanto isso pode custar.

Para conhecer vinhos italianos das denominações IGT, DOC e DOCG, acesse a loja virtual da Italy Import. Afinal, trabalhamos com os melhores vinhos vindos direto da Itália!

ItalyImport

ABOUT THE AUTHOR

ItalyImport

Leave A Comment