Compartilhar:

24jan

Quais são as uvas mais cultivadas da Itália?

A Itália possui uma variedade de uvas maior do que qualquer país. É por isso que os vinhos italianos são tão famosos e tem tanto a oferecer. São mais de mil variedades de uvas e 300 mil vinícolas espalhadas pelo país. O vinho é produzido em todas as regiões italianas, por isso temos sempre algo novo a aprender sobre ele.

Mas quais são as uvas mais cultivadas lá?

Baseados em informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística Italiano, preparamos uma lista com as seis uvas mais plantadas na Itália. Será que você já experimentou vinho de alguma delas?

1º Sangiovese

Talvez essa não seja uma surpresa! Sangiovese é a uva do Chianti Clássico e do Brunello di Montalcino, vinhos que representam a Itália no mundo inteiro. A Sangiovese é plantada em toda a península, principalmente na Toscana, e seu sucesso se deve a facilidade com que se adapta aos climas mais diversos e adversos.

2º Trebbiano

Uva branca produzida em toda a Itália, suas plantas rendem muitos cachos e grande aproveitamento, também usada para fazer conhaque.

3º Montepulciano

Muito popular no sul da Itália, a Montepulciano é uma uva tinta que produz vinhos de teor alcoólico elevado e acidez moderada. Aliás, não confunda a uva com o lugar Montepulciano. Esse fica na província de Siena e que produz o Nobile , um vinho elaborado com uva Sangiovese.

4º Catarratto

Trata-se de uma uva branca popular na Sicília. Gera vinhos um pouco mais encorpados.

5º Merlot

A mãe das uvas, como é chamada! Confere nobreza a vários Supertuscan, a uva Merlot é muito forte na Toscana, Trentino, Veneto e Friuli Venezia Giulia. Presente em vinhos como o Grattamacco e o Le Cupole.

6º Barbera

Com aroma de frutas vermelhas e alta acidez, a Barbera é uma uva tinta plantada principalmente nas regiões de Langhe, Asti e Monferrato.

Nas demais posições destacam-se uvas como a Chardonnay (que está no nosso Passobianco), uma uva francesa muito comum na Itália, e o Nero D’avola, uma uva que produz vinho encorpado, bastante comum na Sicília. E a Cabernet Sauvignon outra francesa que aparece em muitos Supertuscan.

Na Italy Import você encontra ótimos exemplares de vinhos italianos de qualidade, e na descrição você descobre quais uvas estão presentes na elaboração. Dessa forma fica simples encontrar o vinho perfeito! Acesse e escolha o seu vinho.

ItalyImport

ABOUT THE AUTHOR

ItalyImport

Leave A Comment